quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Justificação Bíblica


Ao se falar sobre isso, vem a mente algumas perguntas. Uma delas, e talvez aquela a envolver todas as outras seja: O que é justificar? Resumidamente, uma justificativa nada mais é do que dar um motivo para ter feito algo. Um exemplo bem simples é se perguntar para uma mãe por que ela prepara o almoço para seus filhos todos os dias? Logicamente ela irá responder que é para alimentá-los. O motivo dela fazer o almoço é para alimentar seus filhos. Em outras palavras, a justificativa desta mãe é para alimentar os filhos.
Justificar é tornar uma atitude viável a ser feita. Em romanos é dito o seguinte: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”1 Lendo atentamente estes versículos pode-se observar que a justificativa de um pecador que recebeu a Cristo como suficiente Salvador é o próprio Jesus. Por causa do mérito Dele na Cruz o pecador remido passa a ter uma justificativa para não ser condenado.
No Antigo Testamento, Berkhof explica o significado:

O termo hebraico para 'justificar' é hitsdik, que, na grande maioria dos casos, significa 'declarar judicialmente que o estado de uma pessoa está na harmonia com as exigências da lei' (…). O piel tsiddek ocasionalmente tem o mesmo significado (…) O sentido destas palavras é, pois, estritamente forense ou legal.”2

Como pode ser observado, justificar é dar legitimidade a algo. No Novo Testamento existe uma expressão chamada dikaioo, como é descrita a seguir:

O verbo dikaioo. Este verbo significa, em gera, 'declarar que uma pessoa é justa'. Ocasionalmente se refere a uma declaração pessoal de que o caráter moral da pessoa está em conformidade com a lei (…). Nas Epístolas de Paulo, é evidente que o significado soteriológico do termo ocupa o primeiro plano. É, 'declarar em termos forenses que as exigências da lei, como condição de vida, estão plenamente satisfeitas com relação a uma pessoa'.”3

Como pode ser percebido, justificar é cumprir a lei. Ninguém cumpriu as leis de Deus completamente, porém o único a fazer isso foi Cristo Jesus. Devido a Ele, somente por causa Dele, por Ele ter cumprido a Lei de Deus por completo, o remido passa a ser justificado e coerdeiro com Deus de viver no Paraíso. Lembrando que, ninguém é merecedor, pois todos são pecadores, contudo, por causa do merecimento de Jesus, todo aquele quanto o receber como único e suficiente Salvador será Salvo pela justificação Dele.
Justificar não significa dizer não ter culpa determinada pessoa, porém é dar um motivo para não condená-la. Com um bom motivo, o merecedor da condenação passa a ser absolvido por ter um porque de ser condenado. No caso do cristão é o merecimento de Cristo.

___________________________________________________________________
1Bíblia Sagrada. Tradução Almeida Revista e Atualizada. Romanos 8:1-2
2BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. 6ª ed. Cultura Cristã, São Paulo, 2001. pág. 471.
3Idem. Pág. 471.

Nenhum comentário: