segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Fé Bíblica



Para se iniciar esta parte, deve-se compreender o significado de fé. Dentro do conceito bíblico, fé é quando se espera sem ter um motivo concreto para se acreditar. Quando digo de algo concreto, descrevo como sendo uma situação a qual se possa tocar, ou até mesmo ver, porém fé não é uma destas situações, pois necessita acreditar mesmo sem a possibilidade de se ver. Como diz o escritor bíblico de Hebreus 11:1: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”1
Quem pode provar, de forma lógica ser salvo? Existe uma possibilidade de ir à um júri provando a existência da salvação? Digo isto de forma palpável, material; de garantia espiritual. De fato este ato é impossível de ser feito.
Quando se fala em fé, pode-se lembrar de todos dizendo a respeito desta palavra, porém cada um com conceito diferente um do outro, porém algo em comum chama a atenção, pois todos querem estabilidade. Seja na área material ou emocional, o ser humano busca uma estabilidade. Várias religiões prometem tais coisas, porém a humanidade continua em um ciclo de busca contínua, pois o lado espiritual está vazio por completo sem Deus.
Por causa desta falta, muitos buscam em diversas religiões este preenchimento, contudo ainda assim não se encontra completamente. Ao perceber isso muitos desistem das religiões, porém outros tentam focar ainda mais, mesmo sem encontrar tal. Este ciclo vicioso perpetua constantemente no convívio humano desde a queda de Adão e Eva.
A realidade do cristianismo quanto a fé é diferente, deve-se “antes, crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”2 O crescimento só pode ser feito como foi escrito em Mateus: “Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.3 Talvez lendo este versículo não pareça ter a ver com fé, porém este explica da proporcionalidade do conhecimento de Deus. Quanto maior o conhecimento das Escrituras Sagradas, maior é o conhecimento do próprio Deus. Ainda explicando melhor o que tem a ver com fé. Quanto mais se conhece em Deus, maior sua confiança Nele; isso resulta em maior fé na Soberania de Deus.
Hoekema define fé da seguinte forma:

...Fé é olhar para fora de si, baseando-se somente em Cristo para salvação. É a apropriação pessoal de Cristo e seus méritos. Significa descansar na obra consumada de Cristo e aceitar que o que ele fez como tendo sido feito por nós. Nas palavras do Catecismo de heidelberg, fé é ' a bem-fundada certeza, criada em mim pelo Espírito Santo por meio do evangelho, de que(...) não somente outros, mas eu mesmo tive meus pecados perdoados, fui feito justo para sempre diante de Deus, e tive garantia a minha salvação'.”4

Quanto maior a entrega, mais se confia em Deus. Quanto maior a confiança, proporcionalmente a fé é maior. Nesta qualidade, a confiança é a palavra-chave para fé, porém esta entrega só é feita a partir do conhecimento inicial de Deus. O Catecismo de Heidelerg, na trigésima segunda pergunta responde da seguinte forma:

Porque pela fé sou membro de Cristo e, por isso, também sou ungido (2) para ser profeta, sacerdote e rei. Como profeta confesso o nome dEle (3) ; Como sacerdote ofereço minha vida a Ele como sacrifício vivo de gratidão (4) ; e como rei combato (5) , nesta vida, o pecado e o diabo, de livre consciência, e depois, na vida eterna, vou reinar com Ele sobre todas as criaturas (6). ”.5

Além de confiar, deve-se ter a atitude adequada para tal tarefa. O maior ato de confiança se chama obediência. Esta é a grande atividade a ser empregada, onde todo cristão é incumbido de levar o Evangelho a todo ser vivo em todas as partes do mundo, para qualquer etnia, cultura e crença. A fé gera muito mais do que apenas crer, impulsionando-nos a agir em favor da causa de Cristo. 

___________________________________________________________________
1Bíblia Sagrada. Tradução Almeida Revista e Atualizada. Hebreus 11:1.
2Idem. 2Pedro 3:18a.
3Idem. Mateus 22:29
4HOEKEMA, Anthony A. Salvos pela Graça: a doutrina bíblica da salvação. 3ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. pág. 146
5Monergismo. Catecismo de Heidelberg, Disponível em <http://www.monergismo.com/textos/catecismos/
catecismo_heidelberg.htm> acesso em 19/10/2016.

Nenhum comentário: