quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Justificação Bíblica



Para muitos a santificação é um ato, onde ao receber a Cristo Jesus como suficiente salvador, já é reestabelecida uma nova vida, havendo um ato imediato de transformação, tornando a pessoa santa. Infelizmente este acontecimento não existe, pois mesmo quando o Espírito Santo converte o coração humano, hábitos, atitudes errôneas ainda são feitas por estas pessoas.
Mesmo já estando no caminho de Deus, ainda há muito a ser feito, pois é apenas o início. Quando alguém recebe a Cristo como Senhor e Salvador, começa uma transformação na mente e coração do indivíduo, porém ainda existem atitudes antigas neste ser. Com o passar dos anos vai tendo uma mudança de vida, uma transformação, onde muitas atitudes são mudadas para se enquadrar dentro da vontade de Deus. Mesmo assim, o processo de santificação dura a vida toda. Apenas depois da morte acontece a completa mudança do indivíduo.
Resumidamente:Podemos definir santificação como a graciosa operação do Espírito Santo, que envolve nossa participação responsável, pela qual ele nos livra da poluição do pecado, renova nossa natureza inteira segundo a imagem de Deus e habilita-nos a viver de forma a agradá-lo.”1, continuando na mesma página, Hoekema afirma: “A santificação, além do mais, efetua uma renovação da nossa natureza – isto é, provoca mudanças de direção e não de substância.”.
Apesar de ser uma mudança, leva-se tempo para uma total transformação, a qual durante o ciclo da vida há o aperfeiçoamento. O resultado da santificação nada mais é do que obedecer a Deus e Sua vontade soberana. Porém, para se adequar a vontade divina é necessária constantes mudanças. Apesar de haver a justificação, o cristão ainda é pecador e passível de erros, pois a velha natureza ainda tenta dominar. O combate diário do cristão é em torno da entrega total e sem medida a Deus, como no caso de Ana em 1Samuel 1, onde houve uma entrega total de corpo, alma e espírito nas mãos de Deus.
Apesar de não parecer, a santificação é um longo e árduo processo iniciado quando a pessoa recebe a Cristo como único e suficiente Salvador. Este longo processo apenas é iniciado neste momento. A caminhada do dia a dia é necessária, sendo de total importância para uma contínua mudança. Além disso, o conhecimento bíblico para haver esta mudança acaba sendo imprescindível, ajudando ao novo cristão na caminhada.

___________________________________________________________________
1HOEKEMA, Anthony A. Salvos pela Graça: a doutrina bíblica da salvação. 3ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. pág. 190.

Nenhum comentário: