Quando se fala sobre arrependimento, logo se lembra de uma criança
desobedecendo os pais. Esta criança pede desculpas, aparentemente
arrependida, porém, geralmente, volta a cometer este mesmo erro. Por
vezes os pais disciplinam os filhos sobre o mesmo assunto durante
vários anos, pois a criança volta a cometer os mesmo erros. Aqui
surge uma pergunta: o que é arrepender-se?
Olhando para a história bíblica, existem inúmeros exemplos de
arrependimento, onde os personagens voltaram a causar o mesmo ato de
antes. Isso não significa uma mudança imediata, mas sim um ato de
entrega a Deus. A atitude, onde o próprio Espírito Santo toca o
coração é o arrependimento. Neste ato Deus está revelando ao ser
humano este estar fora dos propósitos divinos, necessitando mudar
seu direcionamento para Deus. O ato em si é quando se recebe a Jesus
Cristo como único e suficiente salvador. Neste momento há uma
genuína mudança.
Quando ocorre esta transformação, não significa uma mudança de
atitude, porém o reconhecimento da soberania de Deus, aonde o ser
reconhece seu papel como adorador diante do Senhor de toda criação.
Para compreendermos melhor, Hoekema explica melhor o significado do
grego da palavra arrependimento.
“As palavras para
arrependimento no Antigo Testamento são nicham e shūbh.
Nicham, a forma nifal de nācham,
significa estar sentido, ser movido à piedade ou arrepender-se de
erros. É frequentemente usada a respeito de Deus para falar de uma
mudança ou possível mudança nos seus planos: Gênesis 6.6-7; Êxodo
32.12, 14; Deuteronômio 32.36; Juízes 2.18. Essa palavra é também
usada para descrever a tristeza pelo pecado em seres humanos: Juízes
21.6, 15; Jó 42.6; Jeremias 8.6; 31.19. A passagem de Jó ilustra
esse segundo uso: 'Por isso me abomino, e me arrependo no pé e na
cinza'.'1
Com esta explicação fica um pouco mais claro para entender melhor
sobre esta palavra, contudo ainda o autor deste prossegue detalhando
um pouco melhor:
“Muito mais comum, porém,
no Antigo Testamento, é a palavra shūbh.
Essa
palavra significa voltar atrás, ir na direção oposta. Isso realça
o fato de que arrependimento significa uma mudança de direção, do
caminho errado para o caminho certo. Significa abandonar o pecado
(1Rs 8.350, a iniquidade (Jó 36.10), a maldade e os maus caminhos
(Ne9.35). Positivamente, shūbh
significa
voltar-se para Deus: Salmo 51.13; Isaías 10.21; Jeremias 4.1; Oseias
14.1; Amós 4.8; Malaquias 3.7. A segunda parte deste último verso
diz: 'Tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o
senhor dos Exércitos'.”2
Nesta explicação, o entendimento do significado de arrependimento
fica totalmente claro, podendo ser compreendido corretamente este
conteúdo.
Para ficar ainda mais claro: Imagine o percurso de uma rodovia, onde
se vai de uma cidade a outra. Um percurso longo, onde se tem um
destino para ser trilhado, contudo a pessoa caminha nesta direção
com um propósito pessoal, para atingir um determinado objetivo.
Quando o Espírito de Deus convence, este caminho passa a não fazer
sentido mais, pois este direcionamento convém apenas para um desejo
pessoal. O plano de Deus passa a abrir os horizontes, mostrando um
novo caminho a ser seguido. Este novo percurso é certamente adorar a
Deus. Porém Deus convida o novo convertido a estar incluído nesta
missão, de levar a Palavra de Deus para quem ainda nunca ouviu falar
da Verdade.
Ao haver o arrependimento, ocorre uma grande mudança. Geralmente
quando as pessoas oram, pedem de acordo com suas idealizações
pessoais, contudo quando o arrependido ora muda seu teor; pedindo
porém após orar declarando a soberania de Deus dizendo: “seja
feita a Tua vontade”. Esta diferença coloca o controle aonde deve
estar; nas mãos divinas.
Como foi visto nesta parte do trabalho, o arrependimento gera uma
mudança de mentalidade e não necessariamente de imediata atitude.
Com o passar do tempo haverão mudanças em atitudes, porém o
arrependimento mostra o quão pequeno é o ser humano e o quanto Deus
está no controle de todas as coisas. Arrepender-se é justamente
declarar de corpo, alma e espírito a soberania de Deus, colocando-se
a disposição em realizar a vontade divina ao invés do próprio
caminho.
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1HOEKEMA,
Anthony A. Salvos pela Graça: a doutrina bíblica da salvação.
3ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. pág
127.
2HOEKEMA,
Anthony A. Salvos pela Graça: a doutrina bíblica da salvação.
3ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2011. pág
128.
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