quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Fim Supremo do Homem


Dentro do estudo bíblico, muitos temas são esquecidos. São mencionados apenas alguns assuntos, porém os principais temas são deixados dentro do porão do esquecimento. Por causa disso, serão apresentados vários aspectos dentro da temática bíblica, as quais são baseadas no “O Catecismo Maior de Westminster”.

Neste livro, são colocados, de forma temática todos os principais assuntos da Palavra de Deus, facilitando um bom estudo. Por causa disso, este livro será a base dos próximos assuntos, proporcionando um melhor conhecimento sobre a Palavra.

Já parou para pensar qual é o fim do ser humano? Qual a finalidade da existência humana? Apesar de ser uma pergunta profunda, a resposta é relativamente simples. Neste breve estudo, será apresentado um motivo maior para a existência humana. Não nascemos apenas para trabalhar e morrer, mas com um propósito muito mais grandioso do que apenas uma breve passagem na Terra.

Nós nascemos para Glorificar a Deus. “Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A ele seja a Glória para sempre! Amém” (Romanos 11:30). Só existimos porque Deus nos fez. Se Ele não existisse, então jamais estaríamos vivos hoje. Por este motivo, nós devemos agradecer a Deus por estarmos aqui. Deus nos fez, permitiu que tivéssemos um lugar para morar, por isso, sem Ele, não teríamos nada, nem sequer nossas vidas. Por causa disso, devemos ser muito gratos.

De fato, a vida é difícil, porém Deus deixou o Mundo para administrarmos. O fato de ter muitos problemas numa esfera mundial não é culpa do Senhor, mas da administração do ser humano. Deus criou tudo perfeito. Por causa de tanto cuidado, devemos agradecer. A responsabilidade por administrar tudo é nossa, se administrarmos bem, colheremos um resultado bom, mas se cuidarmos do Mundo de forma errada, então iremos ter suas consequências, como temos visto em nossos dias.

Mesmo dentro da nossa limitação, tudo que fazemos deve ser realizado para a Glória de Deus. “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Deus nos deu vida, Ele sempre nos ama, então o mínimo quanto podemos fazer é agradá-Lo. “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito” (João 1:3). Este é um cuidado especial com o qual o Senhor sempre realiza. Em tudo Ele cuida. Se este cuidado nos é dado, então o mínimo é agradecer.

Já que, tudo é de Deus, foi Ele quem criou tudo; então precisamos pedir ajuda para o Senhor nos guiar. “Tu me diriges com o Teu conselho, e depois me receberás com honras. A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre” (Salmos 73: 24 – 26). Quem tem todo o conhecimento de tudo quanto existe? Quem desenvolve conhece tudo que fez, portanto se Deus criou tudo, então Ele sabe tudo. Então, o mais correto é pedir ajuda a quem conhece, o criador. Por este motivo, nós precisamos ser orientados por Deus.

Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste. Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou e vejam a minha Glória, a Glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo” (João 17:22 – 24).

Nenhum comentário: