terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Desafio de Evangelizar os Povos


Todos falam dos desafios culturais em se pregar o Evangelho a todos os povos e etnias, porém a maior barreira não tem vindo destas diferenças, mas sim de seus missionários.
Antigamente os missionários iam a outros povos com certas “exigências”, como a mudança radical da cultura daquele povo. Um grande erro, pois toda cultura tem pontos coerentes com a Bíblia, porém existem outros necessitando de mudanças. Na cultura brasileira falar algumas “mentirinhas” é algo comum e sem nenhum problema. Por mais que seja a cultura do país, isso biblicamente é errado. Mesmo entre os cristãos, essa tradição cultural é visivelmente encontrada em vários momentos.
Quando o missionário vai do Brasil para uma cultura que tem o conceito de que pequenas mentiras são erradas, acaba se chocando e pensando como uma cultura sem educação por dizer a verdade. Um brasileiro, a um tempo atrás, paquerou uma chinesa. Esta era minha professora de mandarim. Quando este fez isso, ela deu uma resposta que o magoou, porém ela foi honesta com ele. Ela disse que ele era muito velho para ela. Ela só disse a opinião dela para ele. Contudo, ele ficou ressentido com isso, justamente por falar a verdade. Na cultura chinesa isso é natural ser feito. Para eles falar a verdade mesmo o outro não gostando é o caminho certo. Neste aspecto eles estão corretos, sem precisar de ensinamentos bíblicos, pois a Bíblia já instrui a sempre falarmos a verdade.
Ao invés de aceitar isso, muitos missionários vão com o objetivo de mudar aquela determinada cultura, colocando a sua como se fosse a verdade absoluta, o que é um grande erro. No lugar de se fazer isso, o cristão deveria analisar, compreender e avaliar antes de agir. Existem pontos positivos e negativos em todas as culturas.
A maior barreira atualmente para o evangelismo tem sido a mentalidade de muitos cristãos com relação a missões, incluindo os próprios missionários que vão para os campos do Senhor. As Igrejas tem tido uma visão empresarial, como se precisasse expandir. Os missionários vão com o ideal de ter a absoluta verdade sobre tudo. Quando o missionário não dá resultados dentro do cronograma previsto pela Igreja, a Igreja pede a volta do missionário ou apenas para de contribuir com o trabalho.
Falta conscientizar tanto as Igrejas quanto os missionários, preparando-os melhor para os campos do Deus todo poderoso. Falta o amadurecimento cristão para se levar o Evangelho a todas as etnias do mundo. Falta investimento financeiro e material das Igrejas, pois esta é uma orde de Deus e por amarmos a Ele devemos cumprir. Infelizmente tem faltado tudo!!!

Nenhum comentário: