quarta-feira, 12 de março de 2008

MESMO SEM MERECIMENTO...

Quem tem merecimento de ser salvo? NINGUÉM!!! Não existe um só merecedor desta dádiva.

Aí entra a Graça divina. Mesmo não merecedores coube a Deus salvar alguns. Todos tinham de ser jogados fora, mesmo assim o Senhor Salvou alguns de nós. Neste aspecto alguns até questionam sobre como Deus pode salvar alguns, fazer "acepção" de pessoas. A resposta é simples; todos estavam perdidos e merecedores de condenação. Não existe quem se salve. O merecimento é apenas de morte. Apesar disso Deus salva alguns.

Podemos por acaso dizer estar errada esta atitude? Por acaso esta postura é desamorosa? NÃO!!! Esta atitude se chama Graça, pois o presente merecido é a condenação eterna. Este realmente é o merecimento humano. Não mereço nada e ninguém merece, apesar disso muitos como eu foram escolhidos pelo próprio Justo-Santo para agregar ao grupo dos salvos.

Uma sacola de maçãs podres posso jogar todas fora ou tentar resgatar algumas. O critério neste caso é individual. O mesmo acontece com Deus, somos estas maçãs apodrecidas e Deus escolhe desta sacola alguns para salvar deste meio.

Não são atos humanos, nem a busca humana por Deus; ao contrário, é Deus quem busca o homem perdido. Agostinho ao dizer em suas Confissões, no livro décimo, afirma ter encontrado a Deus, no entanto ele explica ter encontrado somente porque em primeiro lugar Deus o encontrou. Na simples explicação dele podemos perceber que quem buscou foi o próprio Deus e não um humano procurando a Deus.

No exemplo de Israel é observado o afastamento do povo da presença de Deus, pois queriam decidir como louvar e também o que Deus deveria fazer. A atitude deles demonstrou a falta de reconhecimento da soberania divina. Teoricamente este povo era o povo escolhido, mesmo assim o coração deles não esteve com Deus. Por isso foi necessário o próprio Deus vir a Terra em forma humana para começar um novo momento, a salvação através da Graça divina.

Quando se coloca na mão humana não se tem nada, porém quando é o próprio Deus quem convence existe esperança.

Nenhum comentário: