segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A vitória cristã nos tempos de crise

Olhando a nossa volta, vemos muitas situações frustrantes. Algumas delas parecem desesperadoras, como tem acontecido com a situação de nosso país. Se olharmos a fragilidade econômica, ficaremos ainda mais desesperados, porque a situação está muito mais frágil do que o anunciado pelos jornais. A situação está beirando o pior de todos os acontecimentos do país.

Observando a história e os acontecimentos atuais, surge um desânimo em nossa mente, onde surge a sensação de ser necessário desistir. De fato, nada auxilia a possibilidade de querer permanecer, até mesmo em pensar diferente, principalmente para quem é cristão. No país que vivemos, ser cristão cada vez mais é ser motivo de discriminações, pois, por não compactuar com muitos acontecimentos atuais, os quais contrariam diretamente a Bíblia; somos rejeitados totalmente. Pensando nisso, podemos descrever alguns acontecimentos onde a Igreja Cristã já chegou a passar.

Ao ler 1ª Timóteo 2:1-8, o Apóstolo Paulo insentiva o jovem Timóteo a orar, interceder a Deus por todos, inclusive para os governantes de sua época. Ao olhar sobre isso, pode-se pensar que era uma vida fácil naquele tempo, mas irá ser analisado o que acontecina naquele tempo.

Para começo de conversa, o ano era aproximadamente 60 D.C., um ano em que quem era o Imperador do Império Romano era Nero. Nero era um Imperador compulsivo, onde foi reconhecido pela história como um Imperador louco. Só para ter idéia, Nero matou sua mãe, matou sua esposa. Além disso, ele também colocou fogo na cidade de Roma, acusando os cristãos de terem feito este terrorismo. Com isso, minhares de cristãos começaram a ser mortos a todo instante. Ser cristão era sinônimo de a qualquer momento ser morto. No período que Nero foi imperador, foram mortos mais de cem mil cristãos, todos eles crucificados ou lançados na arena para serem atacados por leões ou cachorros selvagens, além de serem mortos por gladiadores devidamente treinados. As possibilidades de morte aos cristãos neste período eram inúmeras, todas elas muito pesadas.

A economia do Império Romano não estava muito boa, pelo contrário, a população já estava desgostosa com o governo, a ponto de terem conflitos internos. Várias revoltas internas entre vários grupos étnicos da época já estavam fragmentando toda a estrutura romana. Alguns povos vizinhos a Roma, chamados de bárbaros, começavam a entrar pelas fronteiras desta civilização, gerando ainda mais tumultos. O povo começou a sentir pobreza e fome, sendo cada vez mais revoltados. Foi neste período que fora criado o sistema de "pão e circo", onde os cristãos eram mortos na arena de várias formas, sendo um entretenimento para a população; e todos quantos fosse assistir ao evento, ganhavam na entrada um pão razoavelmente grande. Isso aquietou um pouco a população, funcionando por pouco tempo. Por este motivo, entre vários outros, quando Nero incendiou Roma, colocando a culpa nos cristãos, a população se rebelou totalmente contra todo e qualquer cristão, pois os julgavam como destruidores de vidas. A raiva da população contra o governo foi lançada para os cristãos.

Quem escreveu 1ª Timóteo foi o Apóstolo Paulo. Neste tempo, Paulo estava em uma prisão por pregar o Evangelho. Não era só preso, mas ele tinha levado xicotadas nas costas, num total de 39 xibatadas. Provavelmente suas costas estavam doendo e sangrando muito. Naquele tempo, os prisioneiros não eram tratados, ou seja, existe a possibilidade desta ferida das costas ter infeccionado. Resumindo, a situação para Paulo estava bem complicada.

Mesmo estando nesta situação, ele insentiva a Timóteo a orar pelas autoridades, além de desejar o melhor. Depois de tanta crueldade com os cristãos, Paulo pede que Timóteo não fique com raiva ou revoltado com o governo, mas esteja pronto a orar para melhorar a situação. Paulo deixa claro que Timóteo deve fazer o seu melhor, com a prática do bem, orando e ensinando a Palavra de Deus, para que a Verdade transforme a vida das pessoas.

De fato, a situação do país não está boa, porém na história já tiveram momentos ainda piores. Os cristãos não devem desistir de seu propósito de levar a Palavra de Deus a todos. Logicamente, da forma como esta o país, a aceitação do verdadeiro Evangelho de Deus não é boa, porém, mesmo não sendo, nossos irmãos da Igreja Primitiva sofreram muito mais, nunca negando o Evangelho, sempre ensinando a verdade. Não podemos jamais desanimarmo-nos, ao contrário, "A alegria do Senhor é a nossa força". Deus nos ensina isso, não devemos desistir.

Nenhum comentário: