Depravação Total
"A depravação total é um dos assim-chamados cinco pontos do calvinismo. Segundo esta doutrina, o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado. Em virtude disto, ele é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. Assim, no que diz respeito à salvação, este homem depende da obra de Deus, que deve vivificá-lo a fim de que este possa crer em Cristo." ( Referência )
O homem por si só não tem a habilidade de ser salvo, ao contrário, a conduta total é cada vez mais imoral. Os acontecimentos atuais demonstram claramente este aspecto. Filhos agredindo pais, o desamor tomando conta, ninguém se preocupando com ninguém. Tudo isso só demonstra acontecimentos atuais ligados a este aspecto.
A cada dia passado surge maior violência, mais infelicidades e tudo isso deriva-se da falta do ser humano de realizar algo saudável em si.
Olhando historicamente, pode ser observado a cada dia mais alguns cada vez mais ricos. O dinheiro do mundo é o mesmo a décadas, se estes adquirem mais condições financeiras significa que é tirado de outras pessoas. A produção alimentícia é suficiente para alimentar o mundo, mesmo assim muitos preferem comidas estragando em armazens a doar para necessitados.
Tudo isso demonstra a incapacidade do homem em realizar atitudes favoráveis para outras pessoas. Tudo realizado para o próprio ego este é feito de forma satisfatória, sem preocupação com o próximo.
Por este motivo o ser humano não consegue salvar-se, pois está amarrado ao pecado. Se não fosse a atitude de Deus para vir a resgatar jamais haveria qualquer pessoa salva.
Eleição incondicional
"Eleição incondicional, é uma doutrina do Calvinismo, e faz parte dos assim chamados Cinco pontos do calvinismo. Segundo essa doutrina, ao criar o mundo Deus escolheu algumas pessoas para a salvação, de acordo com seus próprios propósitos e sem levar em conta a virtude, mérito, ou fé nessas pessoas." ( Referência )
Não existe mérito em ninguém e se fosse tratar o ser humano como ele é por essência todos mereceriam ser condenados ao Inferno. Bondade não existe, só pontos negativos. Se todos merecem ser condenados como alguém pode escolher pela salvação? Os únicos criados totalmente sem pecado (Adão e Eva) ao terem oportunidade escolhem desobedecer a Deus. Atualmente, com o conhecimento de pecado este é mais fortemente realizado.
Não depende de qualquer pessoa a atitude, apenas da soberania de Deus para escolher. Todos merecem a morte sem nenhuma cogitação, apesar disso Deus escolhe alguns para serem salvos.
Expiação Limitada
"A Expiação limitada é uma doutrina do Calvinismo que diz que Cristo morreu para salvar pessoas determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade." ( Referência )
Cristo não realizou a obra na Cruz para todos, apenas para quem Deus escolheu salvar. O sacrifício de Cristo é limitado a quem o Espírito Santo toca para ser salvo.
A eficácia da Salvação em Cristo Jesus é realizada porque além de salvar alguns a justiça divina vai ser concretizada nos desobedientes, aos não tocados para a Salvação.
Graça Irresistível
"A Vocação eficaz (ou Graça Irresistível) é uma doutrina do Calvinismo segundo a qual a graça divina é irresistível para os crentes, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles." ( Referência )
Na deprevação humana o homem não tem como alterar sua característica depravada, portanto não existe salvação. Apesar disso, o Espírito Santo tem a capacidade de convencer o ser humano e alterar este caminho. A partir da iluminação do Espírito Santo, o homem passa a ter compreensão da velha natureza, a qual é corrompida, passando a ter uma nova para um novo amanhecer.
Neste estado de graça irresistível o entendimento dos assuntos divino passa a existir. Tudo por Deus revelado começa a ser entendido, por causa da transformação agora realizada.
Perseverança dos Santos
"Perseverança (ou preservação) dos santos é uma doutrina do calvinismo, também conhecida como "eterna segurança". A doutrina afirma que, uma vez que Deus é soberano e Sua vontade não pode ser frustrada por seres humanos ou de qualquer outra maneira, aqueles a quem Deus tenha posto em comunhão com Ele continuarão na fé até ao fim. Aqueles que aparentemente caírem estarão em uma das duas hipóteses: ou nunca tiveram a fé verdadeira, ou irão certamente retornar à comunhão com Deus em algum momento adequado." ( Referência )
Nenhum comentário:
Postar um comentário