segunda-feira, 27 de agosto de 2007

OBEDIÊNCIA AONDE?

Neste sábado estive olhando um mural de missionários sustentados pela Presbiteriana do Brasil. Fiquei olhando e hoje, segunda, comecei a refletir sobre este assunto. Vi quantos são sustentados e ativamente estão batalhando por levar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador a muitos lugares tanto do Brasil como fora dele.

Daí passei a refletir sobre o ocorrido dentro de uma determinada Igreja neste último mês. Os jovens estão se mobilizando para evangelizar. Supostamente os pastores estão dando a benção, mas este foi de boca para fora. Quando perceberam os jovens se mobilizando de fato e não só com palavras começaram a podar. Com este quadro comecei a pensar se estes jovens devem continuar evangelizando mesmo batendo de frente contra a lideraça de sua Igreja ou deveriam obedecer.

Para este ser compreendido melhor é importante compreender a questão de autoridade. Os reformadores compreendiam muito bem este fato. Tanto é que Lutero disse: somente as Escrituras. Segundo este homem de Deus a revelação das Escrituras está acima de qualquer ordem humana. Logicamente está acima, pois Deus é acima de qualquer instituição humana.

Uma ordem direta de Jesus quanto a este quadro está em Mateus 28:19: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Ou seja, o fato é ir e cumprir a vontade de Cristo, depois a dos homens. Afinal é Ele quem é superior a qualquer outra coisa.

Além disso Jesus fala de algo e o que deveríamos realizar. Além de O obedecermos existe um apoio dEle para nossas ações em favor de evangelizar: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra"(At1:8).

A conclusão é lógica e estes jovens devem sim continuar a evangelizar mesmo sendo contrário ao que a liderança eclesiástica está ditando. Afinal, melhor é obedecer a Deus que a homens. Boa sorte à estes corajosos evangelistas.

Nenhum comentário: