segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O CONHECIMENTO HISTÓRICO É PRECISO


Uma vez vi um vídeo de um cristão indo na Marcha para Jesus de São Paulo. Ele fez algumas perguntas básicas a infelizmente não tive surpresas com o resultado. Ninguém sabia responder nenhuma pergunta dele, pelo contrário, achavam as perguntas muito estranhas.

O alvo deste cristão foi mostrar em um vídeo como a Igreja cristã não tem tido história. O conhecimento se resume ao curto conhecimento específico sobre os devaneios de pregadores. Por este e outros motivos este jovem em sua matéria teve um resultado mínimo sobre os assuntos.

Uma das perguntas deste rapaz foi sobre a influência da Reforma Protestante na vida de cada cristão. A Reforma foi importante justamente pela separação de conceitos Romanos da Bíblia. A Igreja Evangélica surgiram a partir desta reforma. A infelicidade é que ninguém dos entrevistados sabia responder. Apenas uma única mulher sobre responder, mas com quase nenhum conhecimento. Ao menos tinha uma noção sobre o assunto.

Só para constar, a Reforma Protestante teve influência inclusive ao conceito democrático, pois este começou na Suíça com um dos reformadores, chamado João Calvino. Através dos conceitos para erguer um país varrido pela fome e miséria, Calvino trouxe os primeiros conceitos da democracia atual.

A segunda pergunta do entrevistador foi sobre o conhecimento das “5 solas”. Este ponto é fundamental e nenhum entrevistado sabia sequer de sua existência. Tanto a primeira como a segunda pergunta estão interligadas. Martinho Lutero criou estes 5 pontos relacionados com a base da fé cristã. As 5 solas são as seguintes: só a fé, só a só as Escrituras, só a graça, somente Cristo e só a Deus dê glória. Estes princípios em sua época foram muito importantes para ir contra a Igreja Católica Romana, pois estes cinco aspectos contrariavam a hegemonia do catolicismo da época.

Só a fé. Através da fé individual existe a Salvaçã. Só as Escrituras. É através das Escrituras que se conhece a Deus e os Seus desgnos. Só a Graça. A graça de Deus é importante para nos perdoar e nos aproximar de Deus. Somente Cristo. Foi através da morte e ressurreição de Cristo Jesus que os pecados foram remidos e foi através disso que o acesso a Deus Pai foi possível. Só a Deus dê glória. O único digno de qualquer agradecimento profundo e devoção é a Deus pai, pois foi Ele quem nos deu uma vida.

Todos estes conceitos foram esquecidos. Neste vídeo, o entrevistador mensionou mais duas perguntas e estas tem uma profundidade maior de conhecimento. Estas outras perguntas se os seguidores da Marcha para Jesus não soubessem até entenderia, pois necessita de um estudo maior. Mas estas duas primeiras perguntas a Igreja Evangélica, todos sem excessão, deveriam ter claramente em mente.

PERDA DE FOCO


Olhando a visão atual e as atitudes humanas atuais pude observar diversas questões um tanto quanto alarmantes. Por um lado as leis tendem a favorecer apenas algumas pessoas, enquanto do outro a Igreja cristã perdida como se nem sequer conhecesse seus princípios.

De fato a lei nacional determina o direito igual sobre raça, cor, crença, preferência sexual etc. Nesse caso a defesa contida em algumas formas de crença pedem por direitos; infelizmente o que não é observado é a já existência legal. No caso, com a aprovação de um favorecimento a um modelo de vida sobre outro, iria começar uma ascepção de uma crença a outra. Ou seja, quando você mantém uma lei específica para determinado modelo sobre outros, este apresenta uma superioridade a outro.

Como pode ser feito isso? Se as leis nacionais já dizem sobre a igualdade para todos, por que é necessário colocar uma superioridade a um determinado grupo? A própria constituição garante as penalidades a quem causar discriminação a pessoas de um determinado modelo de vida. Caso se faça qualquer tip de discriminação sobre a crença de uma pessoa, esta causadora pode entrar com um processo sobre a outra. Então por que o pedido de defesa de sua crença sobre a outra se a constituição já determina uma garantia? Se realmente modelos como este forem aprovados, fortalecerá apenas um grupo e a liberdade de expressão de cada pessoa está sendo comprometida por completo.

Em contrapartida, a Igreja cristã está mais perdida, por não saber no que crer. Cada um imagina o seu modelo, o seu conceito de vida, mas uma grande minoria sabe os designos das Escrituras Sagradas. Ao invés da leitura e preceitos bíblicos, as Igrejas tem se voltado ao próprio sentimentalismo. O “eu-centrismo” tem sido almejado no meio eclesiástico, deixando um abismo com os preceitos cristãos.

Se a pessoa não quer seguir o cristianismo tudo bem. Então busque uma religião de acordo, mas não querer colocar os seus próprios conceitos na religião que você está.

Por um lado anguns grupos ganhando uma força política, por outro a Igreja cristã abandonando seus princípios. Neste caso a falência cristã tem sido grandemente anunciada e quem retornar as verdades bíblicas irá sofrer muito.